sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Alerta - Brinquedos Tóxicos - Bindeez


Esta manhã de 9 de novembro de 2.007 levei um susto ao ouvir na minha rádio de notícias predileta - a BandNewsFM uma notícia sobre mais um brinquedo tóxico sendo retirado do mercado, um tal de Bindeez. A notícia parecia fazer referência ao Ben 10, o desenho animado do Cartoon Network pelo qual meu filho é fascinado. Um radialista pronunciou Bendez e outra pronunciou Bendeez. Então, pesquisando agora na Net (após pagar um mico no site da Bandai, fabricante dos brinquedos Ben 10, solicitando por email uma explicação sobre a notícia veiculada! ai...), verifiquei que é um brinquedo feito de miçangas...nada a ver com o Ben 10..

Bom, segue uma das matérias, veiculadas pela Globo.com. Pessoal, fiquem alertas!

Procon notifica importadora dos brinquedos Bindeez

Empresa que trouxe produto ao país terá 48 horas para prestar esclarecimentos.
Inmetro determinou que o brinquedo seja retirado das lojas do país.
Reprodução
Produto Bindeez também é vendido no Brasil (Foto: Reprodução)

O Procon de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (9) que notificou a empresa responsável pela importação dos brinquedos Bindeez no Brasil, a Long Jump, de São Paulo. O produto pode apresentar risco de contaminação por substância tóxica - as crianças correm risco de sofrer alucionações, sonolência e até entrar em coma.

Saiba mais sobre os efeitos da droga no cérebro

Segundo a notificação, a empresa terá 48 horas para prestar uma série de esclarecimentos sobre as medidas que a Long Jump vai tomar para garantir a segurança do consumidor em relação aos brinquedos. A maior parte dos produtos é fabricada na China.

O Bindeez foi recolhido na Austrália, EUA e Canadá porque suas partes, quando engolidas, se transformam em uma substância similar ao GHB (ácido gama-hidroxibutírico), droga conhecida como “ecstasy líquido”, usada no golpe "Boa Noite, Cinderela".

Retirada imediata

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) mandou retirar de lojas de todo o país os brinquedos Bindeez, que estão sob suspeita de conterem substâncias tóxicas. A medida é preventiva.

Ainda não se sabe se os produtos que chegaram ao Brasil oferecem risco à saúde. Amostras serão coletadas para novas análises - os laudos do Inmetro devem ficar prontos até o fim da próxima semana. Até lá, porém, a recomendação dos médicos é de que os produtos sejam mantidos fora do alcance das crianças.

Long Jump

Em nota, a Long Jump, que distribui o “Bindeez” no Brasil, informou que o lote recebido pela empresa é diferente dos lotes vendidos nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália.

Segundo segundo o Instituto para Certificação Expressa de Produtos (Icepex), instituição que realizou a certificação dos produtos para a importadora Long Jump,
o produto está "em conformidade" com a lei nacional.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Bia Olha eu aqui, acho que acordei muito cedo, rsss

Adorei a recitinha de Babaganuche, sou vegetariano, e adoro beringela, humm!

Só fiquei com dúvida qud. diz para queimar a beringela..

No forno? E depois descasco, dá certo?
Bejoss
Nêna
Adoreiiii

Dicas da Bia disse...

Olá, querida Nêna! Que felicidade ver um comentário teu!
Seguinte... rs pode acreditar que dá certo.
Faça assim:

Ligue o forno em temperatura média. Lave a beringela (grande) e fure ela inteirinha com garfo, com uma distância de um centímetro e meio entre cada furo! rss não é para virar uma peneirinha!
Coloque no forno. Pode ser em cima da grelha mesmo. Você vai saber que está no ponto quando a casca estiver bem sequinha e estufando! Tire do forno e coloque sobre uma tábua! Mas tome cuidado para não se queimar! Pegue uma faca afiada e corte a beringela na metade (de comprido) e tire a polpa com uma colher de sopa. Misture com o restante dos ingredientes, mas não exagere no alho se não for a tua praia! Coma frio puro ou com pão sírio!