segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Nota de Falecimento - Luiza Sato

São Paulo, terça-feira, 04 de dezembro de 2007

Jornal Folha de São Paulo

Luiza Sato, massagista dos famosos

WILLIAN VIEIRA

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um dia aquela nissei magrinha, passos curtos e olhos apertados, saiu dizendo que curaria a doença dos filhos com massagem. Acabou criando uma técnica que virou moda em São Paulo, estampando seu nome em 30 casas de shiatsu em bairros nobres da cidade.

Luiza Sato nasceu em Bastos (SP), segunda de 11 filhos de um nissei e uma japonesa. Em São Paulo formou-se contadora, trabalhou em um banco, teve dois filhos, tudo muito normal -mas os meninos tossiam sem parar e ela decidiu buscar uma cura para a bronquite alérgica.

Dizia que a procura revelou Zenzo Yamamoto, mestre japonês de shiatsu já idoso, que viu em seu interesse a chance de continuar a tradição. Cada vértebra, dizia, corresponde a um ponto do corpo. Um toque no lugar certo e haveria cura.

A partir de seus ensinamentos, ela criou o "método Luiza Sato" -uma mistura de shiatsu com alongamento, respiração e exercícios. Que caiu nas graças das madames paulistanas e que ela logo patenteou com seu nome.

Pelas suas mãos e pelas mãos dos centenas de terapeutas treinados por ela passaram os corpos de gente famosa, como a mulher e os filhos de Antônio Ermírio de Moraes e o ex-presidente Fernando Henrique.

Ela tinha dois filhos. Morreu anteontem, de derrame, em São Paulo -não gostava de revelar a idade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu me espantei com a notícia pois ela sempre me pareceu bem de saúde e gostaria de saber se o derrame pode ter sido consequencia de uma hipertensão não diagnosticada...

Dicas da Bia disse...

Pois é, fiquei igualmente chocada, pois ironicamente ela cuidava da saúde das pessoas. Porém, como grande empresária que era, deveria sofrer uma grande pressão psicológica o tempo todo, ainda mais sendo de origem japonesa. Que nos sirva de exemplo para cuidarmos tanto de nossa saúde física quanto mental e emocional.