quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Dica de Bem Estar - Massagem Ayurvédica

Uma das coisas que eu não vivo mais sem é a massagem ayurvédica!
Quem já recebeu uma (boa), sabe do que eu estou falando!
A massagem ayurvédica é uma das práticas indicadas na Medicina Ayurvedica (ou Ayurveda para os mais puristas) que visa desintoxicar o corpo e equilibrar os chamados "doshas".
Quem está com o dosha Vata desequilibrado sofre mais de desidratação - pele ressecada, intestino preso, além de friagem nas extremidades, dispersão mental, ansiedade, nervosismo, insônia, etc. Nestes casos, é preciso umedecer, aquecer, concentrar. Alimentos quentes e picantes devem ser preferidos. Muito óleo vegetal de gergelim, canela, cravo e óleos essenciais de gengibre, cravo, canela, palmarosa ajudam a aquecer e hidratar. Ylang ajuda a acalmar a ansiedade e tensão nervosa.
Já quem está com o dosha Pitta exacerbado, sente tudo meio que "queimando" - estômago, fígado... febre, irritabilidade, raiva, explosões coléricas, sendo necessário refrescar e acalmar. Saladas, caldos frios, frutas. Evitar pimenta e alimentos muito quentes ajudam a refrescar o Pitta. Óleo vegetal de coco babaçu refresca. Lavanda e ylang ajudam a acalmar a irritabilidade.
Mas quem está com o dosha Kapha em desequilíbrio, retém tudo - líquido, oleosidade, muco (retenção fluida, pele oleosa, catarro), inclusive emoções (mágoas, ressentimentos).
Evitar leite e tudo que forma muco na alimentação é o principal para reduzir muco. Evitar alimentos muito oleosos também. Usar óleos leves, como semente de uva
e jojoba, de preferência acompanhados por ervas em pó, como ginkgo biloba e cavalinha, durante a massagem. E óleos essenciais como eucalipto e hortelã-pimenta para tirar o muco e gerânio e funcho doce para mover líquidos em excesso. Bergamota para dar leveza nas emoções. Hortelã pimenta para digerir as mágoas e ressentimentos.

São poucas dicas para o dia-a-dia que podem ajudar a nos equilibrar e nos fazer pensar sobre o que nos incomoda. Para que comer comida apimentada se você já é quente e estourado? É, há muito mais o que observar, por isto a Medicina Ayurvedica é milenar e significa Ciência da Vida!

Receber massagem ayurveda regularmente ajuda a equilibrar estes doshas que volta e meia andam em desarmonia!

Procure uma boa clínica holística ou um bom profissional autônomo!

Eu, pessoalmente, estou habituadíssima a receber este toque dos deuses da Nuria Surya, há mais de 4 anos e não consigo imaginar não tê-la pelo menos uma vez ao mês, idealmente, uma vez por semana!

E todos a quem eu a indiquei puderam ou podem comprovar que o que eu digo, pode ter certeza, é coisa boa! Entre em contato com ela - celular (11) 9659-2901.

Nenhum comentário: