quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Receitinhas - Guacamole

Esta Receita não é minha nem testei. Se alguém fizer, me avisa se ficou bom. Mas, pelo que vi, está correta, pelo menos nos ingredientes. Assim que eu fizer, eu também falo! rs

Peguei no site www.azeite.com.br

Guacamole com coentro
Publicação: 19/10/2004
Nota dos leitores (1 a 5): 3
Imprimir Recomendar

Rendimento: 6 porções de 165 g
Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes

  • 2 tomates médios . 310 g
  • 1 pimenta-dedo-de-moça média . 5 g
  • 1/2 maço médio de coentro . 55 g
  • 1 cebola média . 160 g
  • 1 limão médio . 100 g
  • 1 abacate médio . 625 g
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol . 30 g
  • Sal a gosto

Tortilla pronta para acompanhar

Modo de fazer

  1. Lave os tomates e a pimenta em água corrente e elimine os pedúnculos. Limpe o coentro e lave-o em água corrente. Coloque os tomates, a pimenta e o coentro em uma tigela com solução de hipoclorito (siga as especificações do fabricante). Em seguida, escorra a solução, seque os tomates, a pimenta e o coentro com toalha de papel.
  2. Parta os tomates ao meio, elimine as sementes e pique a polpa em cubos bem pequenos. Abra a pimenta ao meio, elimine as sementes com os filamentos internos brancos. Pique a polpa em pedaços bem pequenos. Separe somente as folhas do coentro, pique-as finamente e reserve.
  3. Descasque a cebola, lave-a e corte em pedaços bem pequenos. Lave o limão, seque-o com toalha de papel e tire o suco. Lave o abacate, descasque-o e reserve a semente.
  4. Coloque a polpa do abacate em um prato fundo e amasse com um garfo, deixando-o com alguns pedaços. Regue com o suco de limão e misture. Junte os tomates, a pimenta, o coentro, a cebola, o azeite de oliva e o sal. Misture bem até ficar homogêneo.
  5. Sirva a guacamole com tortillas de milho.
  6. Sirva em seguida, para evitar que o abacate escureça e fique amargo.

    Dica: para o guacamole não escurecer rapidamente antes de ser servido, conserve-o em geladeira junto com o caroço (lave-o antes e seque com toalha de papel).

Valor nutricional por porção
205 calorias; 11 g de carboidratos; 3 g de proteínas; 17 g de gorduras totais (2,5 g de saturada, 11 g de monoinsaturada e 2 g de poliinsaturada); 0 de colesterol; 6 g de fibras; 4,5 mg de ferro; e 75 mg de cálcio.

Nenhum comentário: