segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Tampa de Combustível do Polo que não abre

Quem não tiver a fim de perder a viagem ou o compromisso ao tentar abastecer o veículo e não conseguir abrir a tampa automática de comnbustível do Polo/VW, indico que não o adquira. Para aqueles que já o fizeram, há uma oficina mecânica perto da Av. Ricardo Jafet que resolveu e muito mais barato que ir numa concessionária.

Ah, e dica importantíssima, caso aconteça: remova o carpete da parte interna do tanque de combustível pelo porta-malas e abra. Não está escrito no manual, é meio óbvio, mas dois homens que estavam presentes num posto de gasolina Shell da Airton Sena, um deles um frentista muito do grosso não tiveram esta feliz idéia. Eu bem que queria tentar algo, pois nunca desisto, mas fazer o que...

Depois posto o nome da oficina mecânica que me salvou a segunda-feira. Só espero não ter levado multa de rodízio rs.

Ah, e ele também consertou a trava do porta-malas, que de uma hora não abria e nem fechava. Tecnologia é muito bom, mas quando não funciona, é imprestável.

Ao ligar para o VW Service, fui informada de que deveria buscar a concessionária. Pesquisando na net vi que modelos mais novos do Polo (o meu é 2004) ainda sofrem do mesmo defeito! E me disseram que o Polo é ou era um carro conceito. Pelo visto era...
Fora o seguro que é caro.. eu gosto do carro, mas tem se mostrado um mico.

Volkswagen.... wake-up!

28 comentários:

Fabio disse...

Putz..mas essa tampa vive emperrando...esse defeito deveria ser corrigido na fabrica.

Dicas da Bia disse...

Concordo em gênero, número e grau! depois descobri que o câmbio não é lá estas coisas. Tive que fazer o meu! Tá na hora de trocar de carro!

Fabio disse...

Perfeito, funcionou. abri o porta malas e por lá soltei o motorzinho e tudo foi resolvido.

Depois coloquei o motorzinho novamente e voltou tudo ao normal.

Anônimo disse...

Olá Bia. Poderia me dizer o endereço da oficina (perto da Ricardo Jafet) que vc consertou a tampa de gasolina do seu polo?

Dicas da Bia disse...

Lógico. rua Itaucama, 29. abraços! hoje já não acho ele tão barateiro, mas para este problema, foi melhor impossivel.

Anônimo disse...

Olá Bia, esses endereços são de SP? Eu moro no RJ, tenho um POLO 2003 com o mesmo problema!O que foi feito no seu POLO para solucionar o problema?
Obrigado, Ramon.

Dicas da Bia disse...

Olá, Ramon, poxa, mas aí você me pegou... melhor você ligar pro mecânico... ou ver com teu próprio, mas antes pesquise nas casas de autopeças porque a pela mesmo não deve ser cara. Aí você negocia apenas a mão de obra, que paguei 50 reais.... boa sorte! abraços!

Saulo disse...

Alguém pode dar uma dica de como abrir pela mala? Tirei o carpete, mas não vi nada óbvio para abertura da tampa. Cheguei a desconectar um motorzinho quadrado que tem dois cabos e retirei ele da mala, mas a tampa não abriu... Alguma dica??

Edson disse...

Oi, Bia. O único lugar onde localizei o assunto foi no seu blog. Valeu! Entretanto, a dica valiosa foi do Fábio, postada em 28/11/2011. Acabei de ir no meu polo 2005 e segui o que ele falou. Devo acrescentar que não se deve recear em arrebentar a forração, que deve ser puxada com delicadeza, mas com decisão. Ao localizar o motorzinho, que fica uns 20 centímetros antes da tampa, passei a mão por trás dele e localizei um tubo, que é utilizado para travar e destravar (qdo o motor funciona) e o puxei, o que destravou (isso é perceptível). No meu caso, que quase não uso o carro e sempre o paro em estacionamento, desativei-o da parte elétrica. Para isso, basta desplugar o fio que fica meio solto, fácil de localizar. Com isso economizei tempo e grana, Mais uma vez, obrigado. Edson/RJ.

Dicas da Bia disse...

Olá, Edson, obrigada pela valiosa contribuição, certamente ajudará muitos outros. Incrível o que uma empresa do porte da VW consegue negligenciar quando poderia corrigir rapidamente, não é? São detalhes assim que detonam uma marca.

Anônimo disse...

O PORTA MALAS DO MEU POLO NAO ABRE ALGUÉM SABE ME DIZER COM FAÇO, DEU PROBLEMA NA FECHADURA ELETRICA

Unknown disse...

hoje fui abastecer meu polo e veja só, a tampa não abriu, então pensei deve ter algum outro jeito de abrir vou perguntar ao tio google, e ele te encontrou, muito obrigado pela dica.

Anônimo disse...

É, tive que recorrer ao destravamento manual do meu polo também... Obrigado pela dica Bia e Edson.

Anônimo disse...

Poxa que desagradável passar por 1 situação dessas e é justo quando + precisamos, ainda bem que encontrei respostas ultil aqui pois o meu acabou de dar o mesmo problema! essas VW deixa a desejar em muitos pontos no acabemento final do carro com peças elétricas de 3° categoria.

Priscila Fogaça disse...

Estou oom o mesmo problema e não posso andar com o carro porque é fim de semana e tô sem uma gota de combustível... tentei o lace do carpete, mas não tem nada por baixo.
Gostaria de saber se ficou caro pra arrumar?
Obrigada desde já.

Dicas da Bia disse...

Olá, Priscila, poxa, que falta de sorte! Então, tente de novo. Eu não tentei porque foi o mecânico que achou. Não foi caro, acho que eu postei o telefone e endereço dele, não?
Mas tente, porque não é possível que nós, mulheres, não consigamos algo tão simples... e tão coisa de homem. hahahaa. ai, rindo prá não chorar. Como pode acontecer isto tanto e a empresa não resolver!!! Beijos!

Manouchk disse...

Eu gostaria de ter explicações de como abrir!

Anônimo disse...

RESOLVIDO!

Gente, tive a mesma dor de cabeça de voces. Tenho um Polo hatch 2003. Levei numa mecanica e chaveiro e quanto vi os caras querendo tirar o pneu do carro e pra acessar por baixo pedi pra parar. Alem de que iriam cobrar 120 reais.

Vamos lá... por dentro do porta malas, retire o carpete apenas na parte superior. O motorzinho fica localizado praticamente embaixo daquele apoio do tampão. Com uma chave de fenta é só empurrar uma parte plastica e branca para cima. Dessa forma a tampa é aberta imediatamente.

No meu caso, tudo voltou ao normal. O motorzinho está funcionando perfeitamente.
se precisarem, tenho uma foto da peça. Enviem email para andre.mds@terra.com.br

Boa sorte!

Anônimo disse...

Passei pelo mesmo problema hoje. Meu polo 2010, nunca teve nenhum problema, hoje na hora de abastecer a porta não abriu. A VW aqui de Montes Claros cobrou 150 da peça e 70 da mão de obra. Um verdadeiro absurdo. Ainda não sei o que fazer, somente desativei a parte elétrica.

Marcelo disse...

Pessoal to precisando de ajuda. Na verdade ja identifiquei que o cabo que aciona a trava da tampa esta quebrado. Contudo preciso abrir abastecer antes de sair pq senão não consigo chegar na oficina. Arranquei o carpete. AChei um tubinho branco, mas nada q ceda fácil para empurrar, fique com medo de danificar caso empurrase mais forte. Conto com a ajuda, muito muito obrigado!!

Danilo Lima disse...

Bom dia pessoal, relato que também tive o mesmo problema com a tampa de comvustível do meu Polo 2008, tentei todas as soluções aqui relatadas e no meu caso não foram eficazes.
Procurei entender o problema junto com um amigo e chegamos a uma solução bem simples, apenas aperte a tampa do bocal para dentro e destrave na chave ou no botão localizado na porta do motorista, isso foi o suficiente para abrir a tampa.
O problema é que o pino desce normalmente,mas na hora de subir o furo de alojamento do pino exerce pressão no mesmo (o furo digamos, aperta o pino) isto dificulta sua subida.

Espero que eu tenha colaborado com todos aquele que tem enfrentado este problema e com os que possam vir a enfrentar.

Marcelo Pedrosa disse...

Olá, Bia!

Hoje quase piro porque o meu combustível estava na reserva e na volta do trabalho fui abastecer e a portinhola do meu polo 2008 não abria. Por sorte o combustível dava para chegar em casa. Já aconteceu uma vez, mas com alguma pressão que o frentista fez sobre a portinhola, esta cedeu e abasteci normalmente. O problema é que estamos basicamente na véspera do carnaval e ficar sem carro vai frustrar os planos de viagem.

Tentei resolver o problema com algumas dicas daqui, mas o truque anterior não funcionou desta vez. O fato é que puxando o carpete do portamalas me deparei com duas "caixas pretas". Na verdade fiz alguma pressões mecânicas sobre as caixas e os fios, e a portinhola miraculosamente se abriu. Pensei em nem fechá-la de novo, mas aí podia amanhecer sem combustível, rsrs... O fato é que o mecanismo está funcionando, então, depois de abastecer, atrevi-me a fechar a portinhola novamente, e ela está, pelo menos por enquanto, operante.

Um abraço e obrigado pelas dicas

Anônimo disse...

Vcs me salvaram!!!!1 muito boa dica, meu Polo2009 emperrou hj durante a viagem, salvo

Unknown disse...

Olá Bia,

Depois das dicas do pessoal no seu blogger, gravei um video mostrando como destravar a tampa do polo, http://www.youtube.com/watch?v=-zW2E71Kcqc

Dicas da Bia disse...

Obrigada, Marcus!

Vendo o teu, achei outro, que também pode ser útil, será??

Abraços a todos. Incrível um defeito perdurar por tanto tempo!

https://www.youtube.com/watch?v=vaSiTXksQZc

Gabriel disse...

Agora eu estou passando pelo mesmo problema. Pelo que li e vi ja entendi o funcionamento da trava, mas nada resolveu. Não consigo localizar essa trava pelo porta malas. Meu carro é um polo 2008 hatch. Alguem teria uma foto do danado?

Anônimo disse...

O que deu certo aqui foi a dica do Danilo Lima. Na verdade nem tentei outras, fui na mais simples e funcionou. Pressionei a tampa e destravei, abriu sem problemas.

Unknown disse...

Boa tarde pessoas ! lendo o post da galera fui buscar consertar o meu Polo hatch 2003 ! percebi que o problema não e o motor e o pino que abre o tanque e sim o pino com mola que empurra a tampa para fora , consertei com um plastico colado na tampa do tanque onde esse pino bate,pois a tampa não abre pelo fato de a tampa não conseguir acionar a mola que joga a tampa para fora ,caso alguém não entender mando foto do conserto ,ederdelimas@hotmail.com abraço e obrigado para todos !