segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Cramberries para Cistite e Infecções Urinárias


Eu já tinha tomado tanto o suco quanto as cápsulas em 2000 quando tive uma infecção urinária na gravidez em Londres. Tomei um antibiótico leve ao sair do Brasil por insistência da Obstetra mas chegando em Londres, só Cramberry! E foi 10!
Após 9 anos tive Cistite e piridium nenhum resolveu em 4 dias. Adivinhem o que a zerou em 3 dias? Suco de Cramberry! Aqui no Brasil ainda é caro, mas felizmente aterrizou no mercado uma versão de suco em caixinha. Dê preferência ao Light - sem açúcar. O preço é carésimo, considerando que é nacional - 12,00 o litro! Barbaridade!!! Mas melhor que tomar antibiótico!

Já encomendei as cápsulas de cramberry da Inglaterra para chegarem em Março na bagagem de alguém e devo tomá-las regularmente para prevenir e como antioxidante, que não faz mal a ninguém, não é mesmo? rs Bom, segue abaixo um texto bem legal. Beijos a todos! Bia
ahhhh, calma... onde comprar?? eu indico Mundo Verde Alameda Santos, Mundo Verde Moema e Mundo Verde Vila Mariana! www.mundoverde.com.br. Semana passada (janeiro de 2010) eu vi no Pão de Açúcar da Voluntários da Patria - Santana e no Extra da Ricardo Jafet.

Fonte: http://www.vitabrasilnet.com.br/arquivocranberry.htm

Cranberry,

a fruta que acaba com a cistite

Popular nos Estados Unidos, ela é usada há séculos nas infecções urinárias. E agora tem o aval dos cientistas

Por Gustavo Oliveira / ilustrações Mauro Nakata

As mulheres americanas sempre tomaram o suco de cranberry para tratar e prevenir problemas urinários. Se as mais antigas o preparavam com a fruta colhida no jardim, as modernas podem comprá-lo pronto no supermercado. Basta agitar e servir. O sabor não é lá grande coisa, mas os resultados compensam. Quem garante são os cientistas da Faculdade de Medicina Harvard, nos Estados Unidos. Eles puseram a frutinha azeda à prova, concluindo que as suas vovós tinham mesmo razão. É só abrir a U.S. Farmacopeia, a "bíblia" americana dos medicamentos, para conferir: contra essas infecções no trato urinário, uma das principais indicações é o trivial refresco de cranberry. Dois copos por dia são capazes de liquidar o problema.

Ardência ao urinar, necessidade freqüente de ir ao banheiro, dor na parte inferior do abdome... A série de incômodos provocada pela cistite -- inflamação na bexiga -- tem na bactéria Escherichia coli seu inimigo número 1. Ela é responsável por 90% dos casos dessa doença. Segundo as pesquisas, porém, sua atividade fica bastante reduzida em mulheres que tomam duas doses diárias do suco de cranberry, cada uma com 250 mililitros.

Esse resultado costuma ser atribuído às características anti-sépticas da pequenina fruta: por elevar a acidez da urina, ela dificulta a proliferação bacteriana, a grande vilã das infecções urinárias. Mas a ação do cranberry vai além. O segredo está em uma substância chamada antocianidina. "Descobriu-se que ela possui um fator antiaderente", explica a farmacêutica Cláudia Souza, do Rio de Janeiro. Ou seja: impede que esses bichinhos se fixem nas paredes da bexiga e da uretra, afastando a possibilidade de eles se multiplicarem por ali.

Substitutos do suco

"Sem ter de onde retirar alimento, os microorganismos morrem antes mesmo de se reproduzir", completa. Mas, por aqui, ainda é muito difícil achar essa fruta tão benéfica.

Enquanto nas zonas temperadas do globo o cranberry dá como chuchu, no Brasil quase ninguém ouviu falar dele. O suco também é artigo raro nas prateleiras das lojas especializadas em importados. Restam-nos os chás e as pastilhas -- fáceis de tomar e de conservar.

A dona de casa carioca Arlete Fonseca, de 69 anos, começou a usar as pastilhas há 90 dias e está empolgada. Há oito meses vinha sofrendo de cistite reincidente e aguda e estava se tratando com antibióticos. Quando a medicação era suspensa, os sintomas voltavam. Por sugestão da ginecologista Célia Ribeiro, também do Rio, passou a ingerir duas unidades do remédio natural por dia. Em duas semanas os sinais sumiram e ela se viu livre das drogas alopáticas.

Outros benefícios

Outras duas propriedades medicinais do cranberry vêm merecendo atenção dos pesquisadores. "A fruta é rica em flavonóides, uma substância antioxidante que freia as células cancerosas", diz o fitoterapeuta carioca Alex Botsaris. Na Universidade de Western Ontario, nos Estados Unidos, estudos demonstraram que o consumo de subprodutos da fruta pode inibir tumores de mama em animais. Já uma pesquisa inglesa constatou que o poder antioxidante do cranberry também é capaz de despencar os níveis do mau colesterol no sangue, sendo mais um instrumento para prevenir doenças como a arterosclerose.

Onde achar

As pastilhas e os chás podem ser encontrados em drogarias com produtos importados. Mas só um médico é capaz de indicar a quantidade certa para o seu caso.

Revista Saúde, Agosto de 2000.

[home] [topo] [volta]


http://sousaude.com.br/form-fixx/cranberry-e-seus-beneficios/

Cranberry e seus Benefícios

A fruta Cranberry, como é mais conhecida nos EUA, também faz parte do Complexo Vitamínico MONAVIE. No Brasil é chamada de Oxicoco e poucos ou praticamente ninguém conhece a sua extrema importância. O nome CRANBERRY surgiu na época dos colonizadores alemães e holandeses na América, cuja fruta lembrava a cabeça de um pássaro chamado Crane.

Veja mais sobre a fruta Cranberry e seus benefícios em notícia lançada na Folha Online em junho desse ano, bem como na Revista Crescer, em sua edição online, onde traz diversas informações e comentários a respeito dessa frutinha vermelha que nos passa tão despercebido, mas de grande potencial de cura na nossa medicina atual.

Cranberry previne Infecção Urinária em Mulheres

12/06/2008 - 08h03

RACHEL BOTELHO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

A tradução de cranberry para o português é um bom indicador do grau de familiaridade que os brasileiros têm com a fruta: praticamente nenhum. Quem já ouviu falar de oxicoco, afinal?

Embora sucos de cranberry prontos para beber tenham invadido as prateleiras de algumas redes de supermercados nos últimos anos, a fruta fresca continua rara nesses trópicos.

O importante é que mesmo seu suco industrializado contém antioxidantes e é indicado para prevenir infecções urinárias. Nesta semana, um estudo divulgado pela Universidade Harvard ressaltou as evidências científicas dos efeitos benéficos da fruta.

No trabalho, realizado por uma equipe da Cochrane Collaboration (rede dedicada à revisão de intervenções na área da saúde), foram avaliados dez estudos, envolvendo um total de 1.049 participantes. O resultado mostrou que o consumo diário de produtos à base de cranberry, ao longo de um ano, reduzia a incidência de infecções urinárias em 35%. O efeito foi ainda maior em mulheres que sofrem freqüentemente desse problema, com três ou mais infecções urinárias por ano -nelas, a redução foi de 39%.

Não foi identificada, porém, qual a quantidade de cranberry que deve ser consumida para um resultado efetivo.

Segundo Luis Seabra Rios, chefe do departamento de urologia feminina da Sociedade Brasileira de Urologia, pesquisas mostram que alguns dos componentes da fruta evitam a adesão das bactérias à parede da bexiga. A indicação geral, diz, é de um copo de suco de cranberry pela manhã e outro copo à noite.

Nos Estados Unidos, de onde a fruta é nativa, os consumidores têm uma gama maior de opções, como frutas secas, molhos prontos e sucos, além de cápsulas. Na culinária local, a importância do ingrediente ultrapassa as fronteiras do sabor e ganha viés simbólico no Dia de Ação de Graças, na forma de molho para acompanhar o tradicional peru servido na data.

De acordo com o site da organização sem fins lucrativos “The Cranberry Institute” (www.cranberryinstitute.org), as frutinhas, que parecem com a cereja, mas de cor mais viva, começaram a ser cultivadas em escala comercial em 1816. A maior parte da colheita é realizada entre setembro e outubro, mas até dezembro a fruta marca presença nos mercados norte-americanos.

=============================================================================================

Cranberry contra Infecções Urinárias

Estudos sugerem que essa fruta, pouco conhecida no Brasil, pode prevenir a aderência de bactérias às paredes da bexiga.

Por Simone Tinti

Shutterstock

Você conhece a cranberry? Essa frutinha vermelha, parecida com uma pequena cereja e pouco comum no Brasil, é alvo de diversas pesquisas sobre a prevenção de infecções urinárias. Os benefícios da fruta estariam em uma substância que impediria a adesão de bactérias na parede da bexiga - principalmente no que se refere à Escherichia coli, uma das principais causadoras das cistites.

Um trabalho da Cochrane Collaboration, rede dedicada à revisão de estudos na área da saúde, divulgado pela Universidade de Harvard, avaliou 10 pesquisas sobre o tema, com mais de mil participantes. Esse trabalho concluiu que o suco da fruta poderia diminuir a quantidade de infecções do trato urinário principalmente em mulheres reincidentes. No entanto, o trabalho não concluiu qual seria a dosagem de suco necessária.

Apesar dos indícios sobre os benefícios da cranberry serem bastante conhecidos e divulgados, Ricardo Able, coordenador do departamento de urologia feminina da Sociedade Brasileira de Urologia, afirma que os estudos não são conclusivos. “Nada substitui o tratamento das infecções urinárias com antibióticos”, afirma. Além disso, ele diz que o consumo do suco de cranberry merece cuidado. “Se tomado em excesso, pode provocar desarranjos intestinais. Além disso, deve ser evitado por diabéticos, devido à frutose, e por quem toma remédios anticoagulantes, que podem interagir com substâncias presentes na fruta”, diz.

Já para o urologista Cristiano Gomes, do Núcleo de Estudos Avançados de Urologia do Hospital Sírio-Libanês, em forma de suco ou tablete, a cranberry pode ser uma alternativa natural ao tratamento de mulheres com infecções reincidentes. “Uma em cada quatro mulheres tem infecção urinária, sendo que muitas chegam a ter o problema três vezes por ano”, diz. Nesses casos, explica o médico, a fruta poderia ser um coadjuvante do tratamento com antibióticos. Gomes alerta, porém, que é necessário realizar uma avaliação prévia da paciente. “É preciso, primeiramente, afastar a hipótese de problemas como cálculo ou outras doenças mais graves”, diz.

As frutas vermelhas

ShutterstockNos Estados Unidos, a cranberry fresca pode ser encontrada de setembro a dezembro, mas no Brasil, a fruta não é muito comum. Geralmente, ela é consumida em forma de suco ou molhos. Assim como as outras “frutas vermelhas” (morango, cereja, framboesa e mirtilo), a cranberry contém vitaminas A, C e D, além de flavonóides, fitoquímicos relacionados ao controle do colesterol.De acordo com o nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração, está comprovado cientificamente que as frutas vermelhas não perdem suas propriedades se forem congeladas. Mas o mesmo não acontece com as geléias e os sucos. “No preparo das geléias, o aquecimento provoca perda de vitaminas. Já em forma de sucos, as fibras se perdem”, explica Magnoni.


Dicionário das “berries”
Cranberry: oxicoco

Strawberry: morango

Raspberry: framboesa

Cherry: cereja

Blueblerry: mirtilo

=============================================================================================

Aprenda como preparar Cranberry com Chocolate ao Leite

da Folha Online

Conhecida também como uva-do-monte, a cranberry contém alto teor de ácido elágico, um composto antioxidante e anticancerígeno que previne doenças cardíacas. Além disso, a fruta é rica em vitamina C, que traz benefícios para os olhos e a pele e aumenta a imunidade.

Como sugestão para extrair os nutrientes desta fruta, a escritora Sarah Merson indica no livro “Alimentos Para Rejuvenescer”, publicado pela Publifolha, uma deliciosa receita: cranberry com chocolate.

O título é um manual que ensina, por meio de receitas e da apresentação dos nutrientes de cada alimento, como manter-se disposto e com a aparência jovial.

Veja abaixo como preparar cranberry com chocolate*

Cranberry com chocolate

Ingredientes

- 350 g de chocolate ao leite ralado
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 350 g de cranberry (ou cerejas)

Modo de preparo

Derreta o chocolate ralado e a manteiga em fogo brando, mexendo sempre, até dissolver bem. Com um palito de dente, mergulhe as frutas no chocolate. Coloque-as sobre papel manteiga. Leve ao refrigerador para endurecer.


40 comentários:

Anônimo disse...

Bia essa sua matéria sobre o suco e a fruta Cramberry está ótima, já estou viciada no suco, espero ficar longe de infecção urinária....
Bjs

Dicas da Bia disse...

Olá, Sonia, obrigada pelo comentário! Eu acabei de comprar 4 litros no Extra da Ricardo Jafet, por 9,29 cada. E ainda que está barato em comparação do que pode ser encontrado por aí! Eu também estou fissurada neste suco! E xô infecções! Beijossss

Anônimo disse...

Oi, meu nome é Elaine, moro em Itapira SP e gostaria de saber onde posso comprar o suco de cramberry. Bj.

Dicas da Bia disse...

Olá, Elaine!

tente ver no site www.juxx.com.br alguma revenda perto de você! talvez eles mesmo enviem por correio! um dia eu viro uma revenda, por enquanto eu compro no Extra supermercado, mas eu comprei as ultimas unidades (deixei apenas uma na prateleira, que tava vazando) e não sei se eles vão continuar a ter... boa sorte!
Beatriz

Sou Saúde disse...

Oi Elaine, bem interessante seu site. Explanar mais sobre o assunto para todos. Sou distribuidor de suplementos como as cápsulas de cranberry e emagrecedores FORM e FIXX. As cápsulas de cranberry estão realmente dando o que falar e muitos querem o produto. Então estou vindo falar com você se tem interesse em colocar um banner do sou saude para divulgar o site e eu informo seu link no meu site. Caso tenha interesse meu email é contato@sousaude.com.br (Márcio Assis). Grato e espero manter contato com você.

Olá pessoal! Tao bom quanto o suco são as cápsulas de cranberry. Visite o site www.sousaude.com.br e conheça mais os produtos que disponibilizamos. Médicos recomendam. Experimente!

Anônimo disse...

ola eu morro no litoral em caraguatatuba gostaria de saber como adquerir essa fruta o meu filho sofre muito de infeçao de urina chega ate ficar enternado
ou o suco bjossss nalva

Anônimo disse...

oi bia gostaria de saber como encontrar essa fruta oxicoco meu filho tem muita infeçao de urina é toma muito remedio chega ate ficar enternado o suco tem nos mercados parabens pela materia assim nos aprende a usarprodutos naturais bjosssss

pli disse...

Bia, vc sabe me dizer onde consigo as capsulas de cranberry? Ficou otima essa materia.
Bjs

Dicas da Bia disse...

Olá, Pli, obrigada. Minha intenção é este mesmo, que todos aproveitem para melhorar! Então, cápsulas, eu só consegui trazendo de fora, quando minha irmã trouxe da INglaterra. Será que vc consegue de alguem que venha de fora, EUA ou Europa??
Senão... 3 litros do JUXX já resolvem! Beijos, Bia

Angela Maria Pagotto Bicalho disse...

Para o pessoal que quer comprar direto dos EUA, minha irma mandou pra mim 100 capsulas por 30dólares mais despesas. E para os que acharem caro eu respondo já: caro é passar o que eu passei durante mais de 15 anos. angelapagotto@hotmail.com

Unknown disse...

Bia, adorei sua matéria.
Você tomou o suco durante a gravidez? Não tem contra-indicacões?
Estou grávida de 17 semanas e com uma leve cistite. Queria tomar o suco mas não sei quanto tomar por dia. Você pode me dar uma dicazinha? :)

Obrigada

Dicas da Bia disse...

Desculpe, Mayra, só vi teu comentario agora. Espero que esteja tudo bem, sem cistite! Pode tomar, sim. Eu tomaria pelo menos uns 3 copos ao dia!
Beijo grande! Bia

Anônimo disse...

Olá Bia, acho que você acabou de salvar minha vida !!!!
Estou de férias em New York e estou com uma Cistite que ta me matando, li a sua resposta a uma pessoa com um caso parecido ao meu. Meu marido foi correndo comprar as capsulas de cramberry.Assim que eu melhorar eu posto mais um comentário.

Dicas da Bia disse...

Olha, só que maravilha. Eu não, mas o cramberry "salvando vidas" rss por isto que amo ser blogueira!
Beijo enorme ao anònimo que postou acima e espero um novo post em breve, com boas notícias!

Anônimo disse...

Oi Bia meu nome é Marcele e tenho uma filha de oito anos que já teve infecções urinárias e há 15 dias se repetiu. Eu gostaria de saber se criança pode tomar o suco ou as capsulas e onde eu posso encontra-las. Se você puder me ajudar vou ficar muito grata. Desde já lhe agradeço por nos mostrar uma luz no fim do túnel. Fique com Deus, bjs...

Dicas da Bia disse...

Olá, Marcele, boa tarde!

Não sei onde você se encontra. Em Pão de Açucar geralmente tem. E nas lojas Mundo Verde!
Capsulas só importado. Então só resta os sucos! Boa sorte!
Beijos

Bia

Anônimo disse...

Olá Bia, obrigada por me responder aqui é Marcele. Eu esqueci de dizer que eu moro no Rio de Janeiro, vou procurar os sucos no Extra e nas Lojas Americanas também. (Só uma pergunta criança pode beber o suco e que quantidade?) Um beijão e fique com Deus!

Dicas da Bia disse...

Olá, Marcele, talvez seja interessante voce entrar no site deles... www.juxx.com.br onde tem também vários endereços onde comprar! Beijos, Bia

Katia Francisco disse...

Sônia,

Tomara que me salve também. Estou há dias sem dormir direito com dor. Como o antibiograma para uso de antibióticos demora um pouco ficar pronto vou usar esse suco pra ir adiantando a solução e depois como preventivo. Comprei por R$ 10,20 no Pão de Açúcar da 407 Sul aqui em Brasília.

Dicas da Bia disse...

Olá, Katia, tomara que nem precise dos antibióticos! Compre o Light! beijos!
Bia

Mari disse...

Adorei as dicas ! eu ja tinha lido na revista Nova sobre essa fruta, pesquisando eu acabei achando seu blog, vo comprar já esses sucos. nos medicos que ja fui, eu tive varias infecções durante 1 mês, eles me falaram que o normal é ter só 2 vezes ao longo de um ano, qnd está em tratamento, é um saco mesmo ficar tomando antibiótico sem parar kk

Anônimo disse...

Estou tomando suco de canberry há 1 mês, e estou começando a provar seus resultados. Sofro com infecções desde criança e passei o último Natal no hospital com uma infecção renal braba. Não quero mais passar por isso e estou indo a vários médicos e fazendo de tudo para me cuidar. Agora distribuo um suco (que é o que faço uso) que possui canberry e outros principio-ativos para o trato urinário. Quem quiser mais informações é só entrar em contato pelo email: mriscado@yahoo.com.br. Abs, Monique

Anônimo disse...

Estou tomando suco de canberry há 1 mês, e estou começando a provar seus resultados. Sofro com infecções desde criança e passei o último Natal no hospital com uma infecção renal braba. Não quero mais passar por isso e estou indo a vários médicos e fazendo de tudo para me cuidar. Agora distribuo um suco (que é o que faço uso) que possui canberry e outros principio-ativos para o trato urinário. Quem quiser mais informações é só entrar em contato pelo email: mriscado@yahoo.com.br. Abs, Monique

Anônimo disse...

Olá!
Adorei a sua matéria.

Sempre tive este problema.
Comeicei tomando o suco, mas o suco não tem um sabor muito bom.rsrsrs....
Estou tomando em cápsulas e encontrei na GS MED 11- 2061-5824
Custa 90,00 com 100 cápsulas e as cpsulas são mais concentrada do que o suco. Passo esta dica pq já sofri muito com este problema e hj não sinto mais nada. Mas tbm sou dependente das minhas super cápsulas de cranberry. Cpmprei através deste representante e ele me envio para Campo grande com muita rapidez. Vale a pena conferir as cápsulas. Boa Sorte a todos e com certeza este produto esta ajudando muitas pessoas. Abraços!

Anônimo disse...

Super Cranberry em cápsulas.

GSMED 11-2061-5824
90,00 com 100 cápsulas.

Esta dica é muito boa e tenho certeza de que vai ajudar muitas pessoas a terem acesso a este produto importado que me ajuda muito.

Angelitta Moyra disse...

Olá,
tenho cistites recorrentes a dois anos, já tomei Uro Vaxom, mas parece que não resolveu.
Moro em Cabo Frio e não encontro cramberry aqui.
Gostaria de saber se alguém conhece um site com produto de qualidade para compra de capsulas.
Bjs e obrigada
Angelita

kenia torma disse...

Ola Bia, me chamo Kenia , e tenho uma filha de 2 anos, e esta com infecção urinaria. Gostaria de saber se ela pode tomar a capsola de Gramberry?
Grata!

Anônimo disse...

Olá! Pessoal meu nome é Helena.
Consegui cápsulas de cranberry aqui em SP através de um amiga que tinha muito problema de infecção urinária e hj esta super bem.
Vou passa o tel para ajudar a todos.
GS MED 11-3415-1060 tem pronta entrega e atendem todo o Brasil.
Custa 110,00 com 100 cáps
Vale a pena essa dica!!!!

Dicas da Bia disse...

Crianças - não posso informar com precisão, mas eu daria preferência ao suco da JUXX - entre no site para ver onde tem - www.juxx.com.br pois vai funcionar muito bem!

Eu, pessoalmente acho estas capsulas quase um real cada um absurdo de caro. Dou preferência ao suco.

cidoca disse...

vc pode encontrar na farmácia mundo verde e muito bom tomar gente no no meu primeiro litro mais acredito qu com a fé em deus vou melhorar
beijos

Monique disse...

Quem quiser, trabalho vendendo o suco de Cramberry. Só entrar em contato que envio mais informações.


e-mail: mmsaude@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Oi, eu comprei nesse site www.capsuladecranberry.com.br
Já comprei duas vezes e entregaram super rápido. Já tomei o suco mas fica muito caro, pois a concentração da cápsula é bem maior.
Eles estão cobrando R$ 89,90 o frasco com 100 cápsulas.
Fica a dica
Obrigada

Elvia Schneider disse...

Ola Bia,sou Elvia de SC,MENINA tenho a famosa escherichia coli e ja trato a mais de 2 anos,ja tomei varios remedios,e sempre que termina a cartela volta a atacar,aqui onde moro nao temos nem simal desse suco,agora este mes terminei de tratar e estou quase a 1 mes sem tomar nada apesar do resultado de exame acusar ela existente penso que ja esta cronico meu problema,vou tentar entrar no site que vc sugeriu o juxx se conseguir vc recomenda tomar quantos ltrs por mes e por quanto tempo.muito obrigada desde ja ,seu blog e muito bom parabenssss bjss

Dicas da Bia disse...

Olá, Elvia, boa noite!
Obrigada pelo elogio!
Não tenho ezperiência em eschericia coli, mas espero que o suco de cranberry faça efeito.
Tome um litro por dia ou pelo menos meio litro. Eu devo ter a capsula de cranberry se chegar direitinho dos EUA. Se quiser, me fale.
Beijos

Anônimo disse...

o meu problema de infecção urinária me preocupa muitíssimo!
Já fiz avaliação geral e graças a Deus não é nada sério.
Estou apostando no suco de cranberry.
o difícil é encontrá-lo, pois moro em Belo Horizonte e o único supermercado que encontrei foi no DIAMOND.

Dicas da Bia disse...

Olá, espero que tenha conseguido. Eu consegui há pouco umas caixas de cranberry em capsula iguais a este do link.... http://www.querotudonatural.com.br/Produto-Saude-do-Rim--Bexiga-Cranberry-Cranberry-Concentrado-Now-Foods-700mg-100-Capsulas-versao-303-303.aspx . Consigo fazer a metade do preço.. 75.00 mais correios, que sai bem barato pelo e-sedex, só me passar o cep.
Abraços

Anônimo disse...

Olá! Bom Dia! Adorei a matéria, já tinha lido antes em um livro sobre a fruta oxicoco. Tenho procurado muito por ela aqui no Rio de Janeiro, mas é muito difícil de encontrá-la. Você teria como me dar alguma dica?
Vi pela internet que vende em cápsula também, o efeito é o mesmo? Abraços.
O meu e-mail é: jessycamends@hotmail.com
Meu nome é Vanessa.

Anônimo disse...

Comprei capsulas de cranberry na farmácia de manipulação Beladonna. Eles entregam e o preço é razoável
Val de SP

Anônimo disse...

Sou diabetica tipo 2 como posso tomar o cranberry suco, cápsula ou sachê? tire minha dúvida por favor?

Dicas da Bia disse...

Olá, para diabetes é preciso encontrar a versão DIET.

Abraços!