quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Relaxar é mais eficaz que dieta para emagrecer, sugere estudo

Fonte: Jornal Folha de São Paulo Online

da BBC Brasil

Relaxar pode ser uma forma mais eficaz de perder peso do que fazer dieta, sugeriu um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia.

A pesquisa acompanhou por dois anos o progresso de 225 mulheres com o peso acima da média e obesas que, divididas em três grupos, participaram de programas diferentes que incluíam meditação e visualização positiva; exercício físico e nutrição e folhetos com informações nutricionais.

Cada programa tinha a duração de dez semanas. O primeiro grupo foi o que teve mais sucesso na perda de peso - uma média de 2,5 quilos.

'Nós descobrimos que a intervenção mais bem sucedida envolveu o intenso treinamento em técnicas de relaxamento ao mesmo tempo em que equipamos as mulheres para reconhecerem e evitarem estresse que leva (uma pessoa) a comer', disse a coautora da pesquisa, Caroline Horwath, do Departamento de Nutrição Humana.

Longo prazo

Horwath disse que o fato de os programas "terem sucesso em impedir o aumento do peso por 12 meses é um resultado muito positivo".

A pesquisa mostrou que mostrou que a abordagem dietética tradicional de restringir tanto calorias quanto tipos de alimento traz poucos resultados em se conseguir a perda de peso no longo prazo, afirmou Horwath.

"Dentro de cinco anos, várias pessoas em dieta recuperaram o peso que perderam e acabam mais pesadas do que quando começaram. Elas também tendem a desenvolver atitudes muito insalubres em relação a comida e perdem sua habilidade natural para reconhecer quando estão com fome ou saciadas."

A abordagem sem dieta se concentra em melhorar o estilo de vida para reforçar a saúde independentemente da perda de peso, disse a pesquisadora.

"Todos os três tipos de intervenção no estudo encorajaram mulheres a se libertarem de dietas crônicas e a fazerem mudanças sustentáveis no seu estilo de vida. Isto incluiu prestar atenção na sensação de fome e saciedade, ao invés de se concentrar na perda de peso."

"Nós fornecemos ferramentas para ajudá-las a lidar com pensamentos, emoções e atitudes para encorajá-las a recuperar o prazer de comer como uma atividade natural ligada à fome ao invés de ao estresse."

O programa, adaptado de um desenvolvido pela Harvard Mind-Body Medical Institute, mostrou uma melhoria significativa na redução de sintomas psicológicos como ansiedade e depressão e sintomas médicos como dor, fadiga e insônia, concluiu Horwath.

O estudo foi divulgado no "American Journal of Health Promotion".

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Psicossomática

Tava eu procurando por apendicite e psicossomática e olhem o que eu achei. bem legal...

http://menosehmais.spaces.live.com/?_c11_BlogPart_pagedir=Next&_c11_BlogPart_handle=cns!C19ECDBB38FDA1F2!1042&_c11_BlogPart_BlogPart=blogview&_c=BlogPart&partqs=amonth%3d4%26ayear%3d2008

Realmente existem estudos científicos da psicossomática.

. Segundo a psicóloga americana Louise L. Hay, todas as doenças que temos são criadas por nós.


. Afirma ela, que somos 100% responsáveis por tudo de ruim que acontece no nosso organismo.


. Todas as doenças têm origem num estado de não-perdão, diz a psicóloga americana Louise L. Hay.


. Sempre que estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar.


Quando estamos empacados num certo ponto, significa que precisamos perdoar mais.


. Pesar, tristeza, raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão.


. Perdoar dissolve o ressentimento.


A seguir, você vai conhecer uma relação de algumas doenças, e suas prováveis causas, elaboradas pela psicóloga Louise.



Reflita, vale a pena tentar evitá-las:


DOENÇAS / CAUSAS:


AMIDALITE: Emoções reprimidas, criatividade sufocada.


ANOREXIA: Ódio ao externo de si mesmo.


APENDICITE: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.


ARTERIOSCLEROSE: Resistência. Recusa em ver o bem.


ARTRITE: Crítica conservada por longo tempo.


ASMA: Sentimento contido, choro reprimido.


BRONQUITE: Ambiente famíliar inflamado. Gritos, discussões.

CÂNCER: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.

COLESTEROL: Medo de aceitar a alegria.


DERRAME: Resistência. Rejeição à vida.


DIABETES: Tristeza profunda.


DIARRÉIA: Medo, rejeição, fuga.


DOR DE CABEÇA: Autocrítica, falta de auto-valorização.


DOR NOS JOELHOS: medo de recomeçar, medo de seguir em frente.


ENXAQUECA: Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.


FIBROMAS: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro (a).


FRIGIDEZ: Medo. Negação do prazer.


GASTRITE: Incerteza profunda. Sensação de condenação.


HEMORRÓIDAS: Medo de prazos determinados. Raiva do passado.


HEPATITE: Raiva, ódio. Resistência a mudanças.


INSÔNIA: Medo, culpa.


LABIRINTITE: Medo de não estar no controle.


MENINGITE: Tumulto interior. Falta de apoio.


NÓDULOS: Ressentimento, frustração. Ego ferido.


PELE (ACNE): Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo.


PNEUMONIA: Desespero. Cansaço da vida.


PRESSÃO ALTA: Problema emocional duradouro não resolvido.


PRESSÃO BAIXA: Falta de amor quando criança. Derrotismo.


PRISÃO DE VENTRE: Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.


PULMÕES: Medo de absorver a vida.


QUISTOS: Alimentar mágoa. Falsa evolução.


RESFRIADOS: Confusão mental, desordem, mágoas.

REUMATISMO: Sentir-se vítima. Falta de amor. Amargura.

RINITE ALÉRGICA: Congestão emocional. Culpa, crença em perseguição.


RINS: medo da crítica, do fracasso, desapontamento.


SINUSITE: Irritação com pessoa próxima.


TIRÓIDE: Humilhação.


TUMORES: Alimentar mágoas. Acumular remorsos.


ÚLCERAS: Medo. Crença de não ser bom o bastante.


VARIZES: Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.


Curioso não?

Por isso vamos tomar cuidado com os nossos sentimentos... principalmente, daqueles que escondemos de nós mesmos.

"Quem esconde os sentimentos, retarda o crescimento da Alma"

Cramberries para Cistite e Infecções Urinárias


Eu já tinha tomado tanto o suco quanto as cápsulas em 2000 quando tive uma infecção urinária na gravidez em Londres. Tomei um antibiótico leve ao sair do Brasil por insistência da Obstetra mas chegando em Londres, só Cramberry! E foi 10!
Após 9 anos tive Cistite e piridium nenhum resolveu em 4 dias. Adivinhem o que a zerou em 3 dias? Suco de Cramberry! Aqui no Brasil ainda é caro, mas felizmente aterrizou no mercado uma versão de suco em caixinha. Dê preferência ao Light - sem açúcar. O preço é carésimo, considerando que é nacional - 12,00 o litro! Barbaridade!!! Mas melhor que tomar antibiótico!

Já encomendei as cápsulas de cramberry da Inglaterra para chegarem em Março na bagagem de alguém e devo tomá-las regularmente para prevenir e como antioxidante, que não faz mal a ninguém, não é mesmo? rs Bom, segue abaixo um texto bem legal. Beijos a todos! Bia
ahhhh, calma... onde comprar?? eu indico Mundo Verde Alameda Santos, Mundo Verde Moema e Mundo Verde Vila Mariana! www.mundoverde.com.br. Semana passada (janeiro de 2010) eu vi no Pão de Açúcar da Voluntários da Patria - Santana e no Extra da Ricardo Jafet.

Fonte: http://www.vitabrasilnet.com.br/arquivocranberry.htm

Cranberry,

a fruta que acaba com a cistite

Popular nos Estados Unidos, ela é usada há séculos nas infecções urinárias. E agora tem o aval dos cientistas

Por Gustavo Oliveira / ilustrações Mauro Nakata

As mulheres americanas sempre tomaram o suco de cranberry para tratar e prevenir problemas urinários. Se as mais antigas o preparavam com a fruta colhida no jardim, as modernas podem comprá-lo pronto no supermercado. Basta agitar e servir. O sabor não é lá grande coisa, mas os resultados compensam. Quem garante são os cientistas da Faculdade de Medicina Harvard, nos Estados Unidos. Eles puseram a frutinha azeda à prova, concluindo que as suas vovós tinham mesmo razão. É só abrir a U.S. Farmacopeia, a "bíblia" americana dos medicamentos, para conferir: contra essas infecções no trato urinário, uma das principais indicações é o trivial refresco de cranberry. Dois copos por dia são capazes de liquidar o problema.

Ardência ao urinar, necessidade freqüente de ir ao banheiro, dor na parte inferior do abdome... A série de incômodos provocada pela cistite -- inflamação na bexiga -- tem na bactéria Escherichia coli seu inimigo número 1. Ela é responsável por 90% dos casos dessa doença. Segundo as pesquisas, porém, sua atividade fica bastante reduzida em mulheres que tomam duas doses diárias do suco de cranberry, cada uma com 250 mililitros.

Esse resultado costuma ser atribuído às características anti-sépticas da pequenina fruta: por elevar a acidez da urina, ela dificulta a proliferação bacteriana, a grande vilã das infecções urinárias. Mas a ação do cranberry vai além. O segredo está em uma substância chamada antocianidina. "Descobriu-se que ela possui um fator antiaderente", explica a farmacêutica Cláudia Souza, do Rio de Janeiro. Ou seja: impede que esses bichinhos se fixem nas paredes da bexiga e da uretra, afastando a possibilidade de eles se multiplicarem por ali.

Substitutos do suco

"Sem ter de onde retirar alimento, os microorganismos morrem antes mesmo de se reproduzir", completa. Mas, por aqui, ainda é muito difícil achar essa fruta tão benéfica.

Enquanto nas zonas temperadas do globo o cranberry dá como chuchu, no Brasil quase ninguém ouviu falar dele. O suco também é artigo raro nas prateleiras das lojas especializadas em importados. Restam-nos os chás e as pastilhas -- fáceis de tomar e de conservar.

A dona de casa carioca Arlete Fonseca, de 69 anos, começou a usar as pastilhas há 90 dias e está empolgada. Há oito meses vinha sofrendo de cistite reincidente e aguda e estava se tratando com antibióticos. Quando a medicação era suspensa, os sintomas voltavam. Por sugestão da ginecologista Célia Ribeiro, também do Rio, passou a ingerir duas unidades do remédio natural por dia. Em duas semanas os sinais sumiram e ela se viu livre das drogas alopáticas.

Outros benefícios

Outras duas propriedades medicinais do cranberry vêm merecendo atenção dos pesquisadores. "A fruta é rica em flavonóides, uma substância antioxidante que freia as células cancerosas", diz o fitoterapeuta carioca Alex Botsaris. Na Universidade de Western Ontario, nos Estados Unidos, estudos demonstraram que o consumo de subprodutos da fruta pode inibir tumores de mama em animais. Já uma pesquisa inglesa constatou que o poder antioxidante do cranberry também é capaz de despencar os níveis do mau colesterol no sangue, sendo mais um instrumento para prevenir doenças como a arterosclerose.

Onde achar

As pastilhas e os chás podem ser encontrados em drogarias com produtos importados. Mas só um médico é capaz de indicar a quantidade certa para o seu caso.

Revista Saúde, Agosto de 2000.

[home] [topo] [volta]


http://sousaude.com.br/form-fixx/cranberry-e-seus-beneficios/

Cranberry e seus Benefícios

A fruta Cranberry, como é mais conhecida nos EUA, também faz parte do Complexo Vitamínico MONAVIE. No Brasil é chamada de Oxicoco e poucos ou praticamente ninguém conhece a sua extrema importância. O nome CRANBERRY surgiu na época dos colonizadores alemães e holandeses na América, cuja fruta lembrava a cabeça de um pássaro chamado Crane.

Veja mais sobre a fruta Cranberry e seus benefícios em notícia lançada na Folha Online em junho desse ano, bem como na Revista Crescer, em sua edição online, onde traz diversas informações e comentários a respeito dessa frutinha vermelha que nos passa tão despercebido, mas de grande potencial de cura na nossa medicina atual.

Cranberry previne Infecção Urinária em Mulheres

12/06/2008 - 08h03

RACHEL BOTELHO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

A tradução de cranberry para o português é um bom indicador do grau de familiaridade que os brasileiros têm com a fruta: praticamente nenhum. Quem já ouviu falar de oxicoco, afinal?

Embora sucos de cranberry prontos para beber tenham invadido as prateleiras de algumas redes de supermercados nos últimos anos, a fruta fresca continua rara nesses trópicos.

O importante é que mesmo seu suco industrializado contém antioxidantes e é indicado para prevenir infecções urinárias. Nesta semana, um estudo divulgado pela Universidade Harvard ressaltou as evidências científicas dos efeitos benéficos da fruta.

No trabalho, realizado por uma equipe da Cochrane Collaboration (rede dedicada à revisão de intervenções na área da saúde), foram avaliados dez estudos, envolvendo um total de 1.049 participantes. O resultado mostrou que o consumo diário de produtos à base de cranberry, ao longo de um ano, reduzia a incidência de infecções urinárias em 35%. O efeito foi ainda maior em mulheres que sofrem freqüentemente desse problema, com três ou mais infecções urinárias por ano -nelas, a redução foi de 39%.

Não foi identificada, porém, qual a quantidade de cranberry que deve ser consumida para um resultado efetivo.

Segundo Luis Seabra Rios, chefe do departamento de urologia feminina da Sociedade Brasileira de Urologia, pesquisas mostram que alguns dos componentes da fruta evitam a adesão das bactérias à parede da bexiga. A indicação geral, diz, é de um copo de suco de cranberry pela manhã e outro copo à noite.

Nos Estados Unidos, de onde a fruta é nativa, os consumidores têm uma gama maior de opções, como frutas secas, molhos prontos e sucos, além de cápsulas. Na culinária local, a importância do ingrediente ultrapassa as fronteiras do sabor e ganha viés simbólico no Dia de Ação de Graças, na forma de molho para acompanhar o tradicional peru servido na data.

De acordo com o site da organização sem fins lucrativos “The Cranberry Institute” (www.cranberryinstitute.org), as frutinhas, que parecem com a cereja, mas de cor mais viva, começaram a ser cultivadas em escala comercial em 1816. A maior parte da colheita é realizada entre setembro e outubro, mas até dezembro a fruta marca presença nos mercados norte-americanos.

=============================================================================================

Cranberry contra Infecções Urinárias

Estudos sugerem que essa fruta, pouco conhecida no Brasil, pode prevenir a aderência de bactérias às paredes da bexiga.

Por Simone Tinti

Shutterstock

Você conhece a cranberry? Essa frutinha vermelha, parecida com uma pequena cereja e pouco comum no Brasil, é alvo de diversas pesquisas sobre a prevenção de infecções urinárias. Os benefícios da fruta estariam em uma substância que impediria a adesão de bactérias na parede da bexiga - principalmente no que se refere à Escherichia coli, uma das principais causadoras das cistites.

Um trabalho da Cochrane Collaboration, rede dedicada à revisão de estudos na área da saúde, divulgado pela Universidade de Harvard, avaliou 10 pesquisas sobre o tema, com mais de mil participantes. Esse trabalho concluiu que o suco da fruta poderia diminuir a quantidade de infecções do trato urinário principalmente em mulheres reincidentes. No entanto, o trabalho não concluiu qual seria a dosagem de suco necessária.

Apesar dos indícios sobre os benefícios da cranberry serem bastante conhecidos e divulgados, Ricardo Able, coordenador do departamento de urologia feminina da Sociedade Brasileira de Urologia, afirma que os estudos não são conclusivos. “Nada substitui o tratamento das infecções urinárias com antibióticos”, afirma. Além disso, ele diz que o consumo do suco de cranberry merece cuidado. “Se tomado em excesso, pode provocar desarranjos intestinais. Além disso, deve ser evitado por diabéticos, devido à frutose, e por quem toma remédios anticoagulantes, que podem interagir com substâncias presentes na fruta”, diz.

Já para o urologista Cristiano Gomes, do Núcleo de Estudos Avançados de Urologia do Hospital Sírio-Libanês, em forma de suco ou tablete, a cranberry pode ser uma alternativa natural ao tratamento de mulheres com infecções reincidentes. “Uma em cada quatro mulheres tem infecção urinária, sendo que muitas chegam a ter o problema três vezes por ano”, diz. Nesses casos, explica o médico, a fruta poderia ser um coadjuvante do tratamento com antibióticos. Gomes alerta, porém, que é necessário realizar uma avaliação prévia da paciente. “É preciso, primeiramente, afastar a hipótese de problemas como cálculo ou outras doenças mais graves”, diz.

As frutas vermelhas

ShutterstockNos Estados Unidos, a cranberry fresca pode ser encontrada de setembro a dezembro, mas no Brasil, a fruta não é muito comum. Geralmente, ela é consumida em forma de suco ou molhos. Assim como as outras “frutas vermelhas” (morango, cereja, framboesa e mirtilo), a cranberry contém vitaminas A, C e D, além de flavonóides, fitoquímicos relacionados ao controle do colesterol.De acordo com o nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração, está comprovado cientificamente que as frutas vermelhas não perdem suas propriedades se forem congeladas. Mas o mesmo não acontece com as geléias e os sucos. “No preparo das geléias, o aquecimento provoca perda de vitaminas. Já em forma de sucos, as fibras se perdem”, explica Magnoni.


Dicionário das “berries”
Cranberry: oxicoco

Strawberry: morango

Raspberry: framboesa

Cherry: cereja

Blueblerry: mirtilo

=============================================================================================

Aprenda como preparar Cranberry com Chocolate ao Leite

da Folha Online

Conhecida também como uva-do-monte, a cranberry contém alto teor de ácido elágico, um composto antioxidante e anticancerígeno que previne doenças cardíacas. Além disso, a fruta é rica em vitamina C, que traz benefícios para os olhos e a pele e aumenta a imunidade.

Como sugestão para extrair os nutrientes desta fruta, a escritora Sarah Merson indica no livro “Alimentos Para Rejuvenescer”, publicado pela Publifolha, uma deliciosa receita: cranberry com chocolate.

O título é um manual que ensina, por meio de receitas e da apresentação dos nutrientes de cada alimento, como manter-se disposto e com a aparência jovial.

Veja abaixo como preparar cranberry com chocolate*

Cranberry com chocolate

Ingredientes

- 350 g de chocolate ao leite ralado
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 350 g de cranberry (ou cerejas)

Modo de preparo

Derreta o chocolate ralado e a manteiga em fogo brando, mexendo sempre, até dissolver bem. Com um palito de dente, mergulhe as frutas no chocolate. Coloque-as sobre papel manteiga. Leve ao refrigerador para endurecer.